• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
Ministério Internacional da Restauração em Porto Velho/RO.

Av. Elias Gorayeb, 1493, Bairro N. S. das Graças | CEP.: 76.804-144

secretaria@mir12ro.com | (69) 3229-9009 | 9 9914-2093

 

Departamento de Comunicação

midia@mir12ro.com | (69) 9 9381-3750

© Copyright 2019 | Ministério Internacional da Restauração em Porto Velho / RO. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Departamento de Comunicação MIR.

PALAVRA DO APÓSTOLO | 04.04.16

O caminho da honra

 

O Salmo 139  é o clamor de um homem de Deus pedindo um caminho uma direção, clamando "me mostra um caminho para seguir". Existem vários caminhos, entretanto, há um que é especial: a casa do oleiro (Jeremias 18.1). É necessário trilhar esse caminho para que a honra se estabeleça em nossas vidas, um caminho de honra.

 

Quem vive em caminho de desonra nunca verá a Deus. É preciso voltar para as mãos do oleiro para ser remodelado, ter uma nova forma. Como podemos falar de honra e de caráter se ainda há tantas coisas em nós que precisam ser mudadas?

 

Atualmente existe muita corrupção em todos os níveis da sociedade e a igreja também está corrompida. Há muita religiosidade, farisaísmo apenas. A religiosidade é o inimigo número 1 da honra. Jesus não andava com os religiosos, pois eles desonravam o tempo inteiro.

 

A reforma é uma ampliação, é algo que precisa mover nosso interior. Se não temos experimentado reforma ou mudanças em nossas vidas, não são os nossos líderes os responsáveis por isso. Deus quer tirar de nós o coração maligno, os pensamentos malignos, maldade e caminhos tortuosos. Mas para isso é preciso voltar para as mãos do oleiro. Precisamos tomar a forma que o Senhor deseja para nós.

 

Para que a honra se manifeste na vida de alguém é preciso uma decisão pessoal. Pastor e apóstolo nenhum mudam a vida de alguém, nem Deus pode mudar uma vida que não quer mudanças.  Existe uma escolha pessoal a se fazer.

 

Há aqueles que passam por reformas tão poderosas que ficam irreconhecíveis. Infelizmente a maioria vive na cultura da desonra. Não cumprem os princípios de Deus. Muitos compram produtos piratas, fazem coisas que parecem ser sem importância, pensam, "não tem nada a ver", então adquirem produtos falsificados para fantasiar uma prosperidade que não possuem. Isso é mentir, enganar. Como podermos entrar no céu assim?

 

Algo impactante para a pessoa de honra é saber o valor de ofertar, dizimar e primiciar. Se Deus não governa o dinheiro de alguém, também não governará o caráter dela. Quem não reconhece e vive o princípio da primícia, não também a Deus.

 

Como uma pessoa pode murmurar para entregar seus dízimos ao Senhor? Enganar, ludibriar e ainda pedir que Deus a abençoe, se a corrupção está dentro do seu coração. Escondem-se por trás de desculpas e não exercitam honra e fidelidade na direção de Deus. Quem não consegue honrar homens, não consegue honrar a Deus.

 

Se não tivermos um coração de honra em direção a nossos pais, nossos líderes e chefes, a primeira situação que nos chatear plantaremos sementes de desonra. Satanás cria situações e faz com que venhamos a plantar sementes de desonra para destruir nossas colheitas. Quando agimos em desonra destruímos os propósitos de Deus para nós.

 

II Crônicas 20.20 diz “crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede em seus profetas e prosperareis”. Devemos entender que Deus não fará nada em nossas vidas sem antes estabelecer alguém dEle para mudar o curso de nossa história.

 

Satanás também tem mentores enviados para desviar as pessoas dos bons costumes. Nossos filhos são assediados diariamente por Lúcifer para serem vergonha em nossas vidas. Mas os planos do maligno não prevalecerão sobre nossa casa e nossos filhos farão coisas maiores que nós para Deus.

 

Amós 3:7 diz que “certamente o Senhor Deus, não fará coisa alguma sem antes ter revelado seus segredos a seus servos os profetas”. Deus anda de mãos dadas com os homens e mulheres que possuem aliança com Ele. Entenda, a honra não começa entre você e Deus, mas entre você e o homem de Deus e com seus semelhantes.

 

O primeiro mandamento com promessa é honrar pai e mãe. Cam, filho de Noé, desonrou seu Pai e teve a geração amaldiçoada. Que geração é essa em que vivemos que ainda possui atitudes de Cam? Desonrando os pais, os mentores, os irmãos, vivendo na expectativa de que a desonra se estabeleça na vida dos outros, para dizermos que estávamos certos. Muitos têm sido expectadores da desonra. Ficam esperando a hora das pessoas falharem.

 

Precisamos voltar a ser a geração de Sem e Jafé, que esperam para comunicar, para cobrir a desonra e para orar e pedir a Deus para restaurar tudo. Mas para isso precisamos mudar nosso coração de desonra, voltando à casa do oleiro. Como podemos morar no céu se não sabemos honrar uns aos outros? Como viveremos a honra se não estamos abertos para que a desonra seja removida de nossas vidas?

 

Para que um vaso de honra tome sua forma e necessário ele se deixar moldar pelo oleiro. Descer pelo caminho, ir à casa do oleiro, Jeremias 18. Mas temos sido uma geração que quer resposta e não quer mudar. Por isso precisamos ser desfeitos para ser remodelados. Não há nada de bom dentro de nós. Jeremias 18.12 diz: "Mas eles dizem: Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos; e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração."

 

Que caminho temos andado? Se temos ouvido nosso coração malvado não poderemos ser modelados. Porém cremos em um salvador que andava com pecadores como nós.

 

A honra começará dentro de cada um de nós, quando decidirmos, quando fazermos como o Salmista disse: "Vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho bom". A cura para a desonra está no altar, quando nos expomos e confiamos na voz profética. Quando cremos na palavra de Deus para nós, na sua revelação, Ele muda nosso caráter, nosso coração e nossa história.

 

Precisamos voltar ao caminho da honra. Precisamos adquirir um coração de honra, decidir por isso, chorar, lutar, brigar, fazer guerra, não permitir que Satanás estabeleça a desonra em nossas vidas. Precisamos nos submeter à unção de Deus sobre nós.

 

Porém, esse novo de Deus somente será possível se a mão de um homem de Deus, mentor, sacerdote, líder, estiver em nossa direção. Então vamos honrar as autoridades e uns aos outros, andar em honra e viver pela honra e tudo será possível para nós.