• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
Ministério Internacional da Restauração em Porto Velho/RO.

Av. Elias Gorayeb, 1493, Bairro N. S. das Graças | CEP.: 76.804-144

secretaria@mir12ro.com | (69) 3229-9009 | 9 9914-2093

 

Departamento de Comunicação

midia@mir12ro.com | (69) 9 9381-3750

© Copyright 2019 | Ministério Internacional da Restauração em Porto Velho / RO. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Departamento de Comunicação MIR.

03.09.2018  13h30

Rosh Hashanah - Está chegando o ano novo judaico

A celebração acontecerá neste domingo no Templo do MIR. Entenda o significado da festa.

Por: MIR

Esta é uma semana muito especial para o povo judeu, afinal, segundo o calendário hebraico, o ano 5779 vai iniciar no próximo domingo, 9 de setembro. E o MIR celebrará com uma grande festa durante o Culto de Celebração.

Participar da comemoração do ano novo é mais que festejar um novo ciclo, significa cumprir o mandamento bíblico que ordenou que as Festas do Eterno deveriam ser celebradas como estatutos perpétuos.

No hebraico, a palavra Rosh significa Cabeça, começo, e Hashanah significa Ano. Os judeus acreditam que neste período, todos recebem o convite de Deus para voltar às raízes hebraicas e para a prática do jejum e do arrependimento, conforme assinala o livro de Joel 2:15: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.”


Segundo a tradição, em Israel, pela manhã, se toca o shofar, fazendo um chamado para que as pessoas entrem em um momento de reflexão sobre os erros e acertos

que tiveram no ano que passou. É tempo também de arrependimento sincero e de conserto, sem os quais ninguém terá o seu nome escrito no Livro da Vida.

Os judeus costumam comemorar reunindo a família e comendo alimentos cheios de simbologia. Na mesa não podem faltar, por exemplo, maçã e mel, pois eles representam uma declaração de que o próximo ano será doce e próspero. Todos são incentivados também a ajudarem os mais necessitados e perdoarem ofensas e dívidas, como uma forma de limpar o coração e a alma para dar as boas-vindas ao ano que se inicia. E tem ainda, é claro, um clima de celebração e muita alegria pela nova oportunidade que Deus dá a cada um de viver mais um ano.

 

O significado Messiânico do Rosh Hashaná

1. O tocar das trombetas é um sinal do retorno de Cristo e um memorial da graça de Deus quando Ele substituiu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22).

2. Isaque é uma figura de Cristo.

3. Assim como Abraão ofereceu o seu filho no altar, Deus ofereceu Seu Filho no Calvário (Hebreus 11:17-19).

4. Trombetas eram usadas para dar um sinal de guerra. Jesus é o Comandante deste Exército de Deus. Os judeus estavam buscando um libertador político que destruísse o exército romano. Jesus veio para destruir as obras do diabo e o pecado no coração dos homens. Ele triunfou na Cruz (Colossenses 2:15).

 

5. Essa Festa ministra ao cristão sobre batalha espiritual (Efésios 6).

 

6. Arrependimento é a chamada do Messias para a Terra. “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 3:2)

 

A Festa das Trombetas pode e deve ser um tempo muito especial para os crentes em Cristo, pois mediante o arrependimento, os pecados são perdoados. O sopro do Shofar é um chamado ao despertar do povo para o arrependimento. É momento de reflexão, é uma oportunidade de ajuste de comportamento, é tempo de arrependimento sincero.

Então, junte-se ao povo judeu e celebre!

Shaná Tová! 
Feliz Ano Novo!

Gmar chatimá tová - Que você seja inscrito no livro da Vida!